5 dicas de organização e limpeza de restaurantes

5 dicas de organização e limpeza de restaurantes

Restaurantes são negócios movidos normalmente pela paixão do proprietário pela culinária, e como qualquer coisa dominada pelo coração, pode faltar aquele toque de gestão e de organização para dar certo. Isso se reflete principalmente na limpeza de restaurantes, que muitas vezes é deixada em segundo plano, o que é lamentável.

Negligenciar a higiene, a organização e a limpeza pode acabar gerarando problemas com a vigilância sanitária, perda de clientes e uma série de outras coisas negativas para o seu negócio. Mesmo que este não seja o seu caso, vale a pena conferir as boas práticas para garantir a limpeza e a produtividade da sua cozinha, certo? Então conheça 5 dicas de organização e limpeza de restaurantes para facilitar a sua vida e ainda aumentar a lucratividade do seu estabelecimento:

1 – Menos é mais

Espaço é algo crítico na maioria das cozinhas que conhecemos em todo o mundo. É claro que muitos utensílios são indispensáveis para o trabalho de um bom cozinheiro, mas não é uma cozinha atulhada de equipamentos que vá garantir um prato delicioso na mesa dos seus clientes.

As facas, por exemplo. Sabemos que há uma infinidade de boas lâminas que podem ser usadas na preparação da comida, mas sabemos também que um bom chef precisa apenas de quatro facas:  faca de serra, de fatiar, faca curta de apara e a famosa faca do chef.

Processadores de alimentos podem ser bastante úteis, mas também podem fazer uma grande bagunça e ainda são difíceis de lavar direito. No lugar de um processador grande e complexo, pode ser usado o mixer de imersão que dá conta do recado para misturar, bater e triturar a maioria dos ingredientes.

Não estamos sugerindo que abra mão de todos os seus equipamentos e utensílios que ocupam muito espaço, mas queremos mostrar que há alternativas quando você conta com uma cozinha pequena.

2 – Faltou espaço para os lados? Vá para cima

Exatamente isso. Olhe para cima e verá espaços que podem ser aproveitados para guardar as coisas que são usadas apenas com menor frequência, como paredes (abuse das prateleiras!), vãos sobre as portas e até o teto – você pode usar ganchos e fixadores para prender panelas e outras coisas sobre toda a área. Evite, obviamente, partes sobre o fogão e freezer.

3 – Guarde junto o que é usado junto

Pode parecer evidente, mas é melhor não espalhar as coisas pela cozinha. Guarde panelas com panelas, potes junto dos potes, eletrônicos junto de eletrônicos e por aí em diante. Isso não só economiza espaço como deixa tudo mais organizado e ao alcance das mãos. Lembre-se de guardar tudo no mesmo lugar, sempre.

4 – Freezer desorganizado é uma fria

Mesma regra para o freezer. Separe os alimentos em áreas por tipo: carnes, legumes, frutos do mar, frutas. E para garantir a qualidade e a durabilidade dos produtos, guarde sempre os mais novos no fundo, assim você usa o que está há mais tempo no estoque primeiro e não perde nada por causa do prazo de validade.

5 – Crie uma rotina de limpeza de restaurantes

Crie uma rotina de limpeza que seja realizada sempre periodicamente, de acordo com a atividade do seu restaurante.

Grelhas devem ser limpas entre a preparação de carnes vermelhas, peixes e aves. Tábuas de corte precisam ser trocadas a cada preparo, e as bancadas devem ser limpas ao fim de cada receita, assim como as lixeiras, panos de limpeza e recipientes de água.

Entre os turnos de cada refeição, como o almoço e o jantar, além do que foi citado acima, também é preciso lavar o piso e limpar inclusive o chão de câmaras frigoríficas. Funcionários devem trocar seus aventais e também os dólmãs dos chefs. Fritadeiras e panelas devem ser lavadas. Toda e qualquer superfície deve ser limpa e higienizada com os produtos adequados, e o lixo levado para fora.

Ufa! Agora a cozinha está pronta para mais um turno. Só falta uma coisa… você assinar a nossa newsletter para não perder dicas e orientações como essas. E fogo na panela!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *