5 dicas infalíveis para estimular o trabalho em equipe

5 dicas infalíveis para estimular o trabalho em equipe

A tarefa de empreender e começar seu negócio do zero não é fácil. Ainda mais se você não possui experiência e segurança o suficiente para lidar com as situações do dia a dia. O ideal, além de buscar as capacitações e conhecimentos necessários para gerir um negócio, é ter uma equipe suficientemente capaz de sobressair diante dos desafios e buscar o crescimento da organização.

Mas, para isso, é importante realizar um processo de contratação eficiente e alinhado aos valores da empresa e público-alvo, e também estimular o trabalho em equipe, pois são seus funcionários os principais responsáveis pelos resultados alcançados.

Se você se sente inseguro ou inexperiente para gerir uma equipe em seu restaurante, acompanhe nossas dicas infalíveis de como desenvolver o trabalho em equipe.

1 – Estabeleça metas de desempenho para o grupo

Para que você consiga medir o desempenho de seus funcionários, é necessário que sejam criados indicadores de desempenho e que metas sejam estabelecidas. Através da clara definição das funções de cada colaborador e dos objetivos para toda a equipe, realize o acompanhamento dos resultados e do empenho do grupo.

Esses objetivos devem ser razoáveis para que sejam possíveis de se alcançar, além de seguirem a direção do planejamento para o crescimento da organização. No caso de um restaurante, por exemplo, você pode estabelecer para sua equipe a meta de vender um certo item do menu e recompensar no fim do mês toda a equipe caso o objetivo seja alcançado. Dessa forma, você estará aumentando sua margem de lucro e motivando sua equipe a trabalhar em conjunto.

2 – Estimule e valorize as novas ideias

Valorize também as novas ideias que possam surgir e possibilite a realização de melhorias quando essas ideias forem boas. Afinal, se você não souber valorizar os seus funcionários, eles não se sentirão motivados a ajudar no crescimento da empresa.

Não se esqueça de recompensar as boas ideias para estimular essa busca mútua de novas possibilidades para seu restaurante.

3 – Faça dinâmicas de motivação e entrosamento

O entrosamento é fundamental para manter sua equipe motivada e trabalhando com um objetivo em comum. A partir do momento que você encontrar dificuldades e identificar quais são as barreiras de comunicação em seu restaurante, reúna sua equipe e realize dinâmicas que permitam sanar em conjunto as dificuldades encontradas.

Entretanto, não é aconselhável desenvolver ações que estimulem o trabalho em equipe somente diante de situações negativas. Lembre-se de que pode ser mais fácil manter do que consertar.

Uma boa alternativa para estimular o entusiasmo da equipe e possibilitar o entrosamento é a realização de eventos simples no final do mês, como café da manhã ou um lanche, que envolvam todos os funcionários.

4 – Demonstre sua confiança

Quando o gestor demonstra confiança na capacidade dos funcionários, a equipe se sente mais capaz de atingir bons resultados por acreditar que consegue alcançar números expressivos. Como se sabe, é impossível ao gestor de um restaurante ser onipresente, além de haver um grande desgaste quando todas as atividades são centralizadas nele.

Busque delegar as funções e preparar seus colaboradores para agirem adequadamente mesmo em sua ausência. Isso trará mais motivação para seu time, e você conseguirá gerir melhor seu tempo, além de possibilitar a descoberta de talentos.

5 – Ofereça o suporte necessário

Se os membros da sua equipe percebem uma dificuldade e não podem contar com sua ajuda para superar, a motivação e a confiança tendem a diminuir. Realize, então, um levantamento das dificuldades encontradas, identifique quem são os funcionários mais capazes e estabeleça um plano de ação que recupere a confiança dos colaboradores e capacite sua equipe.

Se você perceber que algumas pessoas ainda possuem inseguranças mesmo depois do treinamento e capacitação, atue juntamente com sua equipe demonstrando como se faz até que tudo volte ao normal.

O que você achou das nossas dicas? Se você quer saber mais sobre gestão de pessoas, leia também nosso artigo de como criar a motivação no trabalho e comece já a aplicar essas melhorias em seu restaurante.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *