Ambiente de trabalho agradável, como manter?

Ambiente de trabalho agradável, como manter?

A preocupação com o clima organizacional ajuda a garantir um ambiente de trabalho agradável e a manter os colaboradores mais motivados e engajados com suas tarefas. Isso influencia diretamente nos resultados, que passam a ser melhores. Quer saber mais sobre esse assunto? Então continue acompanhando a leitura e confira agora mesmo!

O que é o clima organizacional, afinal?

O clima organizacional pode ser definido como a qualidade do ambiente de trabalho de uma empresa, que pode ser boa ou ruim. Ela é percebida pelos colaboradores e reflete diretamente em seu comportamento e produtividade.

Ele tem como base os valores e políticas adotadas pela empresa e também sofre influência das pessoas e suas características, ao mesmo tempo em que afeta essas mesmas pessoas. Por não se tratar de algo tangível, ele é muito complicado de ser avaliado, mas, em resumo, pode-se analisar o grau de satisfação das pessoas com o ambiente.

Como ele pode ser melhorado, tornando o ambiente de trabalho agradável?

A cultura organizacional é um ponto principal para começar a melhorar o ambiente de trabalho — quer seja na mudança de valores, seja na criação de novas estratégias de atuação para o RH e a liderança. Algumas ações mais simples, e fáceis de serem implementadas, já podem contribuir para essa mudança. Dentre elas:

Implemente a prática de ginástica laboral diariamente

A ginástica laboral, feita antes do expediente, ajuda a alongar e “despertar” o corpo, fazendo com que os colaboradores se sintam mais dispostos a iniciar a rotina. Vale também estimular pausas durante o expediente para fazer exercícios que ajudem a evitar lesões.

Adote a utilização de uniformes

A utilização de uniformes na empresa ajuda a padronizar a vestimenta, além de transmitir a ideia de maior seriedade de credibilidade para a empresa. Além disso, eles evitam a preocupação do colaborador em escolher uma roupa para o trabalho, ou mesmo o risco de alguém comparecer com uma vestimenta inadequada.

Preocupe-se com a segurança do trabalho

Esse é um dos pontos principais para manter um ambiente de trabalho agradável. Fazer mudanças no layout e nos processos, oferecer os equipamentos e ferramentas adequados para o trabalho e fazer a conscientização dos colaboradores a respeito da conduta adequada são meios de promover a segurança.

Um ambiente precário, sem cuidados e sem nenhum requisito de segurança certamente afeta o humor, o comportamento e a motivação dos funcionários com relação à empresa — o que impacta diretamente nos resultados.

Ofereça espaço para os colaboradores descansarem

Pode parecer pouco, mas oferecer um espaço para que os colaboradores possam aproveitar o horário de almoço, por exemplo, de forma confortável, têm um impacto significativo em sua satisfação, o que acaba contribuindo para um ambiente de trabalho agradável.

Promova a saúde

A promoção da saúde e bem estar na empresa também é um ponto importante. Oferecer palestras sobre alimentação saudável, cuidados com a saúde e prática de atividades físicas, por exemplo, além de melhorar o ambiente, ajuda a fazer com que os funcionários se conscientizem sobre a importância de cuidar da saúde. 

Manter um ambiente de trabalho agradável é muito importante para que os colaboradores se mantenham satisfeitos e motivados com a empresa, o que ajuda a garantir uma alta performance.

O que achou desse artigo? Quais mudanças você acredita que teria que fazer para tornar, ainda mais, o ambiente de trabalho agradável em sua empresa? Comente e participe!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *