Aprenda como manter a calma em momentos de tensão no trabalho

Aprenda como manter a calma em momentos de tensão no trabalho

Praticamente não existe uma só pessoa no mundo que não se encontre em situação de estresse em relação ao trabalho. Seja por conta da pressão por resultados, falta de tempo, clientes difíceis ou problemas de relacionamento entre os colegas; em momentos assim, como manter a calma? 

Para garantir o bem-estar e não afetar a saúde, é importante treinar a mente, aprender a se controlar e evitar ter uma atitude impulsiva que, mais tarde, pode causar arrependimento. Lidar de forma positiva com momentos tensos no seu emprego pode ser mais fácil do que você imagina.

Confira nosso post e tenha uma relação mais equilibrada com o trabalho. 

Como manter a calma?

Pare, relaxe e invista em técnicas de respiração 

Brigas com os colegas e fofocas deixam o ambiente de trabalho pesado e afetam a produtividade e a motivação de qualquer pessoa. Para não deixar que situações como essas contaminem você, faça uma pausa quando estiver passando por um momento tenso.

Tire um tempo, cerca de 15 minutos, use a técnica de contar até dez e respire profundamente. Ao respirar dessa forma, você oxigena o corpo e o cérebro e, consequentemente, consegue organizar melhor os pensamentos.

Invista na técnica da respiração diafragmática, que relaxa o corpo e combate o nervosismo. Inspire pelo nariz contando 4 segundos; nesse momento, observe se o peito e a barriga se expandem. Em seguida, prenda a respiração por um ou dois segundos e depois expire pelo nariz ou pela boca, também contando 4 segundos. Repita esse processo umas 10 vezes e comece a perceber como você se acalmará.

Identifique a causa do estresse e analise sua importância

Se você é do tipo de pessoa que vive reclamando de estresse no trabalho e tem ataques nervosos com frequência, comece a observar seriamente os momentos que te fazem perder a calma. Seja um trabalho em equipe, prazos estipulados ou metas a serem alcançadas, anote esses itens e tente entender crítica e realisticamente porque te incomodam tanto.

Ao identificar a fonte do estresse, pense se isso vai ser relevante para sua vida em, digamos, 5 anos. Geralmente, a resposta para esse questionamento é negativa, o que é um lembrete para não perder sua calma com aquilo que, na verdade, não tem importância.

Não leve tudo para o lado pessoal

As brigas entre os colegas ou o relacionamento tenso com os superiores são as principais causas de reclamação sobre o ambiente de trabalho. Seja como for, não leve trabalho para casa; sua vida profissional não deve afetar sua saúde e sua vida pessoal.

Se você sofre com essas tensões, aja de forma profissional. Aborde seu chefe ou a pessoa em questão e peça para ser avaliado por sua competência e por seu desempenho no trabalho. Tente colocar um fim no clima de conflito em vez de alimentar sentimentos negativos. Isso pode, inclusive, contribuir para que a pessoa mude seu modo de agir e passe a tratar você com mais respeito. 

A vida profissional é cheia de desafios e, nesse contexto, muitas vezes é difícil aprender como manter a calma. Porém, é preciso tentar superar os momentos de dificuldade para ser mais produtivo e bem-sucedido no ambiente de trabalho e ter uma vida mais leve!

Muitas empresas também têm sérios problemas com a qualidade do atendimento, o que acaba tirando muita gente do sério. Quer saber mais sobre isso e conhecer formas eficientes de treinar uma equipe? Continue com a gente e não deixe de conferir nosso artigo!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *