como montar seu restaurante

Como montar seu restaurante – 6 dicas

Como montar seu restaurante – 6 dicas

O setor de alimentação fora do lar sempre foi um nicho interessante para novos empreendedores no país. Mesmo em um ano de forte recessão econômica como 2015, o segmento cresceu 6,2%, segundo dados do Instituto Foodservice Brasil (IFB). Com o leve movimento de melhora econômica que estamos vivenciando, a expectativa é que em 2016 o setor cresça quase 8%. Diante disso, criamos este post para você que deseja começar sua jornada empreendedora e precisa de dicas sobre como montar seu restaurante. Acompanhe e tire todas as suas dúvidas!

1 – Estruture um plano de negócios

O plano de negócios é a base de qualquer empreendimento. Com ele, você irá se munir de informações sobre o mercado, sobre o seu potencial de investimentos e a estrutura organizacional da sua futura empresa. Além disso, é a partir do plano de negócios que serão realizadas as primeiras projeções quanto às expectativas de crescimento de seu restaurante. Desse modo, você poderá reduzir os riscos inerentes à atividade empreendedora. Se precisar de auxílio para montar seu plano de negócios, consulte este manual do Sebrae.  

2 – Estude seu segmento de mercado

Durante a elaboração do plano de negócios, é essencial realizar uma análise detalhada do mercado em que você atuará. Nessa etapa, não se limite apenas a estudar o segmento de alimentação em si, mas também as especificações do tipo de restaurante que você deseja abrir. Um exemplo: tem interesse em abrir um restaurante oriental? Analise os dados de crescimento desse mercado, qual a força da concorrência que você terá de enfrentar, que diferenciais você oferecerá com o seu negócio, etc.

3 – Fique atento à localização

Estar bem localizado, sobretudo no universo de bares e restaurantes, será um trunfo no caminho do sucesso de seu empreendimento. Por isso, não deixe para a última hora a escolha do local do estabelecimento. Quando estiver com o local definido, aproveite para analisar quais são as demandas de seu público-alvo e que tipo de restaurante pode ser mais bem-sucedido na região.

4 – Seja criativo

Como já explicamos aqui, a criatividade é um fator importante na vida de um empreendedor e pode ser aplicada de diversas formas na montagem de seu restaurante. Quer alguns exemplos? Se você for atender públicos familiares, vale a pena investir na diversificação de ambientes de seu estabelecimento e até mesmo em um espaço infantil. Outro passo que não pode ser esquecido consiste na harmonização do restaurante, momento em que você poderá ser criativo e distribuir bem as cores do ambiente, mesas e decoração do estabelecimento.  

5 – Foque em um atendimento de excelência

Uma coisa é certa: não adianta investir tempo e dinheiro em um restaurante se você descuidar do serviço. Ele será fundamental para que a experiência do cliente no seu estabelecimento seja satisfatória. Portanto, não deixe de realizar treinamentos que padronizem e assegurem a qualidade do atendimento de todos os seus colaboradores, antes mesmo da abertura do espaço. Verifique também as demandas específicas do seu público e adapte o serviço segundo o perfil destes consumidores (por exemplo, mais formal ou informal). Quer mais algumas dicas para um atendimento eficaz? Não deixe de ler esse artigo do nosso blog.  

6 – Invista na apresentação da equipe

Assim como um ambiente bem harmonizado chama a atenção de consumidores, ter uma equipe uniformizada de acordo com o estilo do espaço transmitirá a ideia de que você se preocupa com cada detalhe de seu empreendimento. Não esqueça de ficar atento à qualidade e ao conforto das peças. Se tiver dúvidas a respeito de como escolher vestimentas para sua equipe, consulte este texto que preparamos para você.  Aproveite e veja as novidades de nossa linha de uniformes voltada para restaurantes.

Agora que você já sabe como montar seu restaurante, não deixe de se manter sempre atualizado! Você provavelmente já sabe que, após entender os passos principais de como montar seu restaurante, há ainda toda uma trajetória de desafios até que você alcance o sucesso com seu negócio. Foco e disposição para acompanhar as novidades de seu segmento serão seus aliados neste caminho.

Gostou de nossas dicas sobre como montar seu restaurante? Deixe sua opinião aqui. Seus comentários são sempre bem-vindos!  

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *