Como ter os melhores garçons no seu restaurante

Como ter os melhores garçons no seu restaurante

A paixão pela gastronomia é quase uma unanimidade e leva muitos empreendedores ao desejo de abrir seu próprio restaurante. Há uma questão, entretanto: num restaurante, a boa comida não é o único fator para o sucesso. O ambiente também faz diferença e, mais do que qualquer outro elemento, o bom atendimento é fundamental. Para que a opinião dos clientes seja sempre positiva, você deve ter uma equipe de qualidade. Neste artigo, você verá cinco dicas de como ter os melhores garçons.

Como ter os melhores garçons

Antes de descobrir como ter os melhores garçons, você precisa descobrir o que é um excelente garçom. Quais características ele precisa ter? Como ele deve atender? Como deve se apresentar?

Para descobrir isso, a melhor maneira é perguntar aos clientes. Algumas respostas serão fáceis de prever: ele deve ser ágil, atencioso, educado. Porém, enquanto algumas pessoas podem preferir um garçom mais jovem e descontraído, outras esperam um garçom formal e distanciado – para citar apenas um exemplo. O estilo do restaurante também tem um forte peso na definição do perfil desejado para os garçons.

Então, antes de começar a formar sua equipe dos sonhos, crie uma imagem clara do que está desejando ofertar.

Cuidados na hora de contratar

Muitos donos de restaurantes erram ao não ter critérios durante o recrutamento, por acreditarem que o garçom não precisa ter competência ou experiência específicas. Assim, contratam indivíduos que não apresentam o perfil necessário para essa atividade, que exige um contato tão próximo com o cliente. Para que isso não aconteça no seu estabelecimento, você deve ser específico e rigoroso na hora de contratar os garçons.

Faça testes de habilidade, busque referências, pesquise sobre os locais em que os candidatos trabalharam, para conhecer sobre a experiência e o público ao qual estavam acostumados a atender. Isso pode fazer muita diferença para o seu negócio.

Importância em treinar

Mesmo que você tome todos os cuidados na hora da contratação, ainda é preciso realizar treinamentos com os garçons. É com o treinamento que você poderá conscientizar sua equipe dos padrões de atendimento do seu estabelecimento, e  cada restaurante possui padrões diferentes. Se você quer ter os melhores garçons no seu restaurante, treinamento e capacitação frequentes são um passo essencial.

Busque assessoria especializada para auxiliar nessa parte. Invista nos seus funcionários, adote um modelo de atendimento, padronize uniformes e gestos. Isso tudo faz muita diferença em termos de satisfação do cliente.

Necessidade de oferecer perspectiva

Você já selecionou bons garçons e treinou cada um deles para atender às expectativas da sua clientela. Agora, é preciso garantir que essa equipe, na qual você investiu tanto, permaneça unida e produtiva. Para isso, existem diversas maneiras de manter e motivar uma equipe de garçons, mas a melhor delas é oferecendo perspectiva de crescimento.

Com esse objetivo, você pode desenvolver um plano de carreira ou oferecer bônus por desempenho. Dessa forma, os garçons saberão que permanecer no seu restaurante e realizar um bom trabalho vai levá-los, com o tempo, a uma situação profissional e financeira cada vez melhor.

Permita que eles sintam o gosto

Literalmente. Para ter os melhores garçons, é necessário manter a equipe motivada. E é muito desmotivante trabalhar num restaurante e não poder aproveitar o que ele serve aos clientes. Servir comida de menos qualidade aos colaboradores leva, com o tempo, à desmotivação e frustração da equipe. Assim, você deve oferecer não só aos seus garçons, mas a toda a equipe as mesmas opções de refeição que serve aos clientes.

Como ter os melhores garçons depende de esforços, que vão desde a seleção até a retenção de talentos, o proprietário do restaurante precisa estar sempre atento à sua equipe, cujo aperfeiçoamento deve ser permanente. Com o tempo e uma gestão cuidadosa, ela irá se tornar um dos maiores trunfos do estabelecimento para fidelizar os clientes.

Quais são as maiores dificuldades que você enfrenta para encontrar bons garçons para seu restaurante? Conte para a gente nos comentários!

Conheça mais sobre a nossa empresa Acapulco Gifts & Corporate Wear

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *