como causar uma boa impressão nos clientes

Gestão de restaurantes: como causar uma boa impressão nos clientes?

Os meios de comunicação vêm enfatizando a culinária em diversos programas e competições. Com isso, o interesse na área aumentou bastante. No entanto, ter um restaurante vai muito além de saber cozinhar bem. Uniforme, apresentação, coordenação equipe são apenas algumas das responsabilidades de um estabelecimento culinário. Nesse post vamos dar algumas dicas para impressionar o cliente e fazer uma excelente gestão de restaurantes.

Invista na apresentação do restaurante

A porta de entrada é primordial para o cliente decidir se vai entrar ou não em seu restaurante. Quando se fala em porta entende-se como o conjunto de “boas-vindas” do estabelecimento. Dessa forma, é essencial se preocupar com a faixada, criar algo chamativo, iluminado e limpo. Decoração também é um diferencial. Por isso, decore conforme a especialidade, não encha o ambiente de coisas aleatórias, isso pode cansar o cliente. Invista em modelos de uniformes diferentes. Não existe uma regra, pode ser avental, camisa polo, use a criatividade.

Qualifique a sua equipe

Nunca pense que já sabe tudo, ainda mais no universo culinário onde novas combinações são feitas a todo o momento. Invista na qualificação da equipe. Invista em capacitação através dos cursos, treinamentos, workshops, esteja sempre em busca de novos conhecimentos. Valorize o seu funcionário. Implante ações de reconhecimento, dress code, promoções e esteja aberto a ouvir opiniões e sugestões. O funcionário feliz trabalha com mais afinco e transmite esse sentimento ao cliente.

Seja criativo

Sabe aqueles lugares que você entra e fica impressionado? Por que não fazer do seu restaurante um lugar desses? Use a criatividade e não tenha medo de arriscar. Claro que tudo deve ser feito de acordo com os limites financeiros e de espaço do local. Um simples detalhe em um ponto estratégico como um balcão ou a porta de entrada já é o bastante para impressionar.

Em um hospital para crianças os jalecos dos médicos e dos enfermeiros costumam ter algum detalhe infantil para chamar a atenção da criança e distraí-la naquele momento. No restaurante isso também pode ser feito e chamar bastante a atenção.

Surpreenda na gestão de restaurantes

Em um restaurante o cardápio é fundamental, mas, com as contas no vermelho, não é possível manter o funcionamento. Por isso, faça um planejamento financeiro apontando todos os gastos e quais lucros você precisa ter em cima de cada produto vendido. Na gestão de restaurantes lembre-se que tudo tem gastos e estes devem ser mensurados. Mesas, cadeiras, pratos, uniforme, panelas, etc. Um bom planejamento auxilia na identificação de problemas pontuais e facilidade na resolução deles de uma forma mais rápida.

Esteja sempre presente para acompanhar o trabalho desenvolvido em seu restaurante. Faça controle de estoque e mantenha contato com os fornecedores. O acompanhamento diário é fundamental para o bom funcionamento do comércio.

Deixe seu estabelecimento sempre impecável

Um dos aspectos mais importantes em um restaurante diz respeito à higiene e limpeza. Principalmente, pois isso é um fator essencial para manusear alimentos e manter seu restaurante operando (a Vigilância Sanitária analisa isso para dar o aval de funcionamento). Por isso, mantenha o seu restaurante sempre limpo, organizado, os alimentos em locais adequados de conservação, os seus funcionários sempre uniformizados (aliás, isso é essencial também para causar boa impressão nos clientes).

Crie cardápios chamativos

Existem muitos restaurantes que servem a mesma comida, porém, o nome dado a cada prato pode ser um diferencial. Em restaurantes especializados alguns chefs colocam os nomes dos pratos com nomes de carros clássicos ou nomes de bandas de rock. Não tem uma nomenclatura certa, o que vale é a criatividade. Mescle o tipo de comida com a temática do restaurante e crie nomes chamativos, engraçados e que remetam a situações, locais ou momentos marcantes.

Estas foram algumas dicas de como causar uma boa impressão no cliente com a gestão de seu restaurante. Assine a nossa newsletter e receba mais dicas como esta.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *