trabalho em equipe

Qual a importância do trabalho em equipe nas empresas?

O trabalho em equipe e o capital humano dão o suporte necessário para que uma empresa cresça e prospere. Ninguém realiza nada sozinho e fazer parte de uma companhia significa conviver com pessoas de diferentes opiniões e culturas.

Nesse cenário, saber trabalhar bem em equipe é fundamental para alcançar as metas e objetivos e conquistar um bom ambiente no dia a dia profissional.

Mas, afinal, o que é o trabalho em equipe?

O trabalho em equipe é a junção de esforços coletivos e talentos individuais para a realização de determinada tarefa ou para a resolução de um problema. Cada um possui uma missão a ser cumprida, mas todos atuam em prol de um objetivo comum.

Diferença entre grupo e equipe

Muitos colaboradores de empresas já trabalham em grupo, mas não em equipe. Em um trabalho em grupo, cada um realiza o seu trabalho de forma individual. A colaboração e o gerenciamento de atividades entre seus integrantes não é mandatória. Já em uma equipe, um complementa o trabalho do outro e todos produzem de forma coletiva e com foco no mesmo objetivo. Cada um dos membros realiza funções que agregam valor à equipe toda.

É preciso que todos estejam cientes do seu papel e contribuição no projeto a ser realizado. Para ajudar com isso, é importante que os integrantes da equipe sejam escolhidos com cautela para que possam contribuir com seus talentos.

A importância do trabalho em equipe

O principal intuito dos membros que realizam um trabalho em equipe é alcançar as metas estabelecidas coletivamente.

Imagine que um cliente comprou um brinquedo em uma loja para dar de presente ao seu sobrinho. Após realizar o pagamento no caixa, ele foi até a seção de embalagens para procurar um embrulho bonito para o seu presente. A seção tinha três funcionários — o João, a Maria e a Clara — e cada um exercia uma determinada função. O João era responsável por cotar a quantidade de papel necessária para embalar o produto, a Maria realizava o embrulho do presente e a Clara, um laço com fita. Cada um dos colaboradores importava-se apenas em realizar a sua tarefa, não compreendendo a importância do trabalho dos demais.

Um dia, Maria faltou no trabalho porque estava doente, mas as atividades não podiam parar. Então, o João continuou cumprindo sua tarefa e, logo após, como a Maria não estava, o produto ia diretamente para a Clara, que finalizava o laço com fita. Naquele dia, os presentes saíram da loja apenas com um laço e os clientes ficaram muito insatisfeitos.

Esse é um erro cometido por pessoas que não trabalham em equipe, e pode resultar na perda de clientes. Já abordamos da importância de qualificar sua equipe e causar uma boa impressão nos clientes e também sobre os benefícios de investir na melhora do atendimento da sua empresa. Mas incentivar o trabalho em equipe é mesmo o fator mais importante para que sua empresa trabalhe de forma mais produtiva e eficiente.

Gostou desse artigo?

Ficou com alguma dúvida?

Deixe um comentário e conte para nós!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *