restaurante de sucesso

Restaurante de Sucesso – 6 Coisas que todos tem em comum

Restaurante de sucesso é algo que todo empreendedor almeja ao iniciar um negócio no ramo da alimentação e serviços. Ver as mesas lotadas, as reservas sempre concorridas é um desafio que vem junto com muito trabalho duro e estratégia. Restaurantes de sucesso possuem suas particularidades, tais como o cardápio e a infraestrutura, mas existem algumas características em comum que todos eles possuem.

Confira agora 6 coisas que todos os restaurantes bem-sucedidos fazem para obter bons resultados!

Fazer o que gosta e o que sabe

Pode parecer uma dica óbvia, mas abrir um restaurante visando apenas servir pratos de comida é uma maneira terrível de dimensionar seu negócio. É preciso colocar paixão e conhecimento na medida certa. Faça o que gosta, isso significa colocar em cada detalhe do restaurante a sua dedicação e a sua vontade de vencer. E para aliar esta força de vontade, nada melhor do que basear os serviços oferecidos naquilo que você domina, ou seja, na sua especialidade gastronômica. 

Auxílio quando necessário

Nenhum empreendedor é obrigado a saber tudo, por isso não se envergonhe se precisar de ajuda. Procure profissionais capazes de assessorar o restaurante durante a sua concepção, seja para ajudar na montagem do cardápio ou no dimensionamento do serviço, ou até mesmo na escolha da carta de vinhos ou dos cortes de carne. O mercado da gastronomia é repleto de consultores e assessores competentes que podem ajudar muito um empreendedor no momento de fortalecer o restaurante.

Bom atendimento

Atendimento é sempre um ponto delicado pois é o momento em que o público interage com o restaurante. Os garçons, maitres e sommeliers são mais do que apenas funcionários, eles são uma espécie de diplomatas do seu restaurante.

Se eles transmitem uma boa imagem e profissionalismo, as chances do cliente se encantar e voltar é muito maior. Treinamento de pessoal é fundamental em qualquer empresa de sucesso, e nos restaurantes isso não é diferente. Não se trata de ter os garçons mais simpáticos, mas sim de possuir uma equipe que saiba ler os sinais da mesa e as necessidades do cliente e que estejam preparados para lidar com os tipos mais variados de pessoas, sempre mantendo a educação, respeito e agilidade.

Uniforme

Um ponto importante dentro do atendimento é padronização da vestimenta dos funcionários. Funcionários uniformizados passam a ideia de organização e facilitam na identificação dos profissionais. Um bom uniforme chama a atenção dos clientes e faz com que seus funcionários trabalhem sempre com uma roupa adequada para o ambiente do restaurante.

Ambientação

Um restaurante de sucesso não precisa obrigatoriamente possuir uma decoração cara ou um espaço refinado. Basta que seja limpo, organizado e agradável para os clientes. Pense o ambiente durante a concepção do restaurante e se preocupe com o bem-estar dos clientes. Ao dimensionar o funcionamento e disposição das mesas no salão tome cuidado para não deixá-lo superlotado ou com espaços vazios. Sobre a decoração a regra é simples: não exagere pois a sua grande atração é a comida e não o ambiente!

Divulgação do trabalho

Quem não se comunica fica para trás. Reserve um tempo para cuidar da comunicação e marketing do seu empreendimento. Existem inúmeras maneiras de fazer divulgação sem gastar verbas exorbitantes, como as redes sociais, blogs e websites. Tratam-se de maneiras eficazes e econômicas de fazer o branding do seu restaurante.

Essas são algumas dicas para auxiliar na concepção de um restaurante de sucesso. Conhece mais alguma dica fundamental? Então compartilhe nos comentários! 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *